top of page

O Projeto

     O SigaUnB é um grupo de pesquisa da Universidade de Brasília - UnB, que tem o apoio do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (CEFTRU). O projeto visa a criação de um aplicativo que usará um sistema de GPS para guiar os usuários até o destino, dentro do campus Darcy Ribeiro. Será uma forma de oferecer informações aos alunos, pais, visitantes, funcionários e todos aqueles que frequentam a universidade. 

​

     Isso será feito através de um sistema de georreferenciamento da área que a universidade abrange, mapeando a área interna e externa dos prédios. Esse tipo de mapeamento é o indoor maping, uma ferramenta recente e que tem sido bastante explorada por grandes empresas nessa área, como o Google Maps e o Open Street Map. Com posse das plantas baixas de todos os prédios que estão dentro da UnB e imagens de satélite, tais plantas serão “encaixadas” dentro das imagens e o resultado será editado de forma a criar um novo mapa, estilizado e com informações de todo o espaço (veja na imagem abaixo). Com esse mapa da universidade em mãos, rotas serão traçadas com o objetivo de levar o usuário do seu local de origem até o destino desejado, seja ele do lado de dentro ou de fora dos prédios. 

     Além do mapeamento da universidade como um todo, o aplicativo terá outras funcionalidades:

​

     1. Traçar rotas diferenciadas de acordo com o meio de locomoção utilizado: de carro, bicicleta, ônibus ou a pé, o Siga vai guiar o usuário até o destino desejado. Se necessário, duas rotas serão combinadas, como ir de ônibus até determinado ponto e dali seguir a pé. Se o usuário estiver procurando uma sala, departamento, lanchonete ou até mesmo um bebedouro, o aplicativo o levará através do caminho mais prático e rápido. 

     

     2. Para os alunos que estudam à noite, a falta de iluminação é um grande problema. A proposta é mapear os postes de luz e criar rotas noturnas através do caminho mais iluminado e com maior fluxo de pessoas, contribuindo para a segurança de todos. 

     

     3. Outra função seria disponibilizar o aplicativo em outros idiomas, para estudantes estrangeiros, pois, se para as pessoas que dominam o português é difícil se localizar, quem dirá para estudantes recém-chegados ao Brasil e que não falam português. A meta inicial é traduzir o Siga para o inglês e o espanhol, e ir expandindo de acordo com o público estrangeiro na universidade. 

     

     4. Além disso, outro público alvo do aplicativo são as pessoas com dificuldades de locomoção e cadeirantes. Infelizmente, não há infraestrutura adequada para tráfego de cadeirantes na UnB, e alguns locais são de difícil acesso e não possuem uma sinalização eficiente. Para ajudá-los, o Siga vai mapear todas as rampas e elevadores e traçar rotas especiais para eles, considerando esses acessos. Ter uma ferramenta como essa vai permitir a locomoção rápida e segura dessas pessoas. 


     5. Para que o aplicativo seja útil tanto para calouros quanto para veteranos, a última ferramenta será a opção de criar um perfil: o usuário coloca o nome, curso e áreas de interesse. A partir dessas informações, ícones estarão visíveis no mapa, indicando os locais e as datas de palestras, fóruns, eventos, exposições, orquestras, apresentações, tudo o que acontece dentro da universidade e muitas vezes se perde a oportunidade de participar porque não há informações a respeito. Dados e locais ligados ao curso preenchido também estarão visíveis, como a empresa jr., centro acadêmico, departamento e locais de estudo.  

​

​

          RESUMINDO:

bottom of page